domingo, 24 de agosto de 2008

A arte de Angela Berlindes




Angela Berlinde (Ângela Mendes Ferreira) nasceu no Porto, de Portugal, em 1975, e formou-Uminho University em 1998 em Direito.

Ela é responsável pela arte e fotografia directon projetos no Brasil e é Também professora de Fotografia em Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal ESAP.
As três fotos colocadas acima mostram o jeito encantador de focar e enquadrar as fotos em um colorido vivo para que o receptor dessas imagens sintam também a mesma sensibilidade que Angela ao fotografar sentiu! Por isso fiz essa escolha...


2 comentários:

Marcos Vieira disse...

Esse fotógrafo é sensacional:

http://www.cravoneto.com.br/capaport.html

Marcos Vieira

Marcos Vieira disse...

The New York Times
Sexta, 21 de Novembro de 1997.


Revisão Fotográfica


Estudando a face de suas crianças:
Portal para Vidas Encobertas e Vibrantes


De Margarett Loke


Quando o fotógrafo brasileiro Mario Cravo Neto fez seu "solo debut" em Nova York há cinco anos atrás, seu trabalho facilmente projetou-se além das fronteiras e culturas. Suas imagens em branco e preto, de pássaros, máscaras, balões, cascos de tartaruga ou pedras, coloca das enigmaticamente frente à faces e torsos nus, estavam carregadas de simbolismo iconográfico. Mas, eram também tão fluidas, embebidas em crua energia e elegante e escura simetria que, espectadores ignorantes em rituais panteísticos poderiam assim mesmo saborear o intrincado jogo entre o fantástico e o real.


Na surpreendente e admirável exposição do trabalho de Mario Cravo Neto na Witkin Gallery em NY, que representa o fotógrafo desde 1990, o realismo mágico está emudecido. Ele parece muito mais interessado em faces; em capturar o mistério real que existe em seus 3 jovens filhos. Ele brinca com o tema das ondas – nos cabelos, no mar, em diáfanas transparências. E, ele continua…


Ele continua empurrando os limites da fotografia em preto e branco desnudando deusas formas na escuridão.


Nascido em 1947 no estado costeiro chamado Bahia, filho de um escultor, Mr. Cravo Neto passou dois anos, fim dos anos 60 estudando no Art Student League em Manhattan, onde ele se concentrou em fotografia de rua e esculturas ambientais. De volta à Bahia, ele trabalhou como escultor até o meio dos anos 70, quando iniciou a fotografia em estúdio após recuperar-se de um sério acidente automobilístico. Mr. Cravo Neto tem virtualmente feito seu trabalho em preto e branco no estúdio, embora suas imagens deixem poucas provas de onde foram feitas. Ele consegue isto através de seus grandes close ups de objetos, mulheres e crianças, pedras ou plantas. Estes elementos parecem conspirar com o fotógrafo mostrando a vida em sua mais límpida, vibrante e silenciosa plenitude.


Fotografia em Preto e Branco com o senso textural do escultor.


Em Lukas Cravo 1997, o jovem filho do fotógrafo inclina a cabeça para trás enquanto olha solenemente para a câmera, seu pescoço e peito salpicados de talco. Lukas assim assemelha-se à uma criatura rara, e tem uma presença tão marcante nesta imagem de grande formato que, sozinho, eclipsa o obscuro torso de um jovem atrás de si – um prenúncio do que Lukas se tornará no futuro. No momento, como no retrato Lukas com Espelho o menino está positivamente beatificado.


As imagens de Mr. Cravo Neto de seus dois filhos e aquela de sua filha, Lua, convidam à uma comparação com as fotografias que Sally Mann tirou de seu filho e duas filhas quando ainda eram jovens. Assim como as impressões de Ms. Mann, as de Mr. Cravo Neto são de inocência primal embebidas de tons luxuriantes. E, como as filhas de Ms. Mann, a filha de Mr. Cravo Neto, Lua Diana (como em Diana a Caçadora) é sobrenaturalmente sedutora.


Mas, enquanto as meninas despidas, nas fotografias de Ms. Mann são conhecidos anjos etéreos, Lua Diana de Mr. Cravo Neto tem a inocência de uma beleza quase mística. A criança está em pose clássica de tentação, cabeça jogada para trás, uma lânguida mão por entre seus longos cabelos escuros. Mas, somente seus ombros desnudos são mostrados, enquanto ela permanece atrás de um transparente véu negro e um trio de hastes de ferro. (As linhas sinuosas do véu poderiam ser uma referência remota à clássica fotografia de Erwin Blumenfeld, "Nude Under Wet Silk, do fim dos anos 30.)


A exposição também abriga sutis ecos da primeira exposição do fotógrafo na Witkin em 1992. Lukas com Curativo 1996 mostra as mãos fortes , sinuosas de um homem encapsulando a cabeça do filho do fotógrafo, que tem em sua testa um grande curativo. A mão pousada sobre a cabeça do menino tem a forma de um pássaro com um longo pescoço, dedos que formam um olho – uma agradável lembrança de Odé 1989, uma conhecida foto de Mario Cravo Neto. Na magnífica composição Odé, um homem atrás de uma menina cujos olhos estão obscurecidos por um pato branco à sua frente, o pescoço esticado, seu bico seguro nas mãos do homem, seu olho brilhante paralisado ante a câmera.


Akira com Peixe 1997 também brinca de maneira estranha. A fotografia o filho mais novo do fotógrafo, sentado de pernas cruzadas, inclinado para frente, formando rugas no seu estômago, semelhante a alguém mais velho. A mão esquerda da criança enfiada na boca aberta de um pequeno peixe de brinquedo. Em Retrato de Ninha, Timbalada 1997, um homem com pó branco ao redor dos olhos, sobre o nariz e o queixo, no primeiro momento, o olhar parece ser selvagem, no entanto, seus olhos são gentis e sua boca delicada.


Nem todas as fotos funcionam. Retrato de Yuri Kitawaga 1997 mostrando uma japonesa com um pote na cabeça falha em profundidade e interesse. Ao mesmo tempo, Menino 1997, um close up do topo de uma cabeça raspada de um menino, com uma só mecha de cabelo restante, é uma foto à procura de si mesma. Mas isso são sofismas. Quando as fotos funcionam, elas são extraordinárias. Como que para lembrar o expectador de que ele costumava ser um escultor, as fotos mais impressionantes tem todas uma forte matriz escultural. Auto Retrato na Sombra é um trabalho abstrato texturalmente complexo, quase táctil. Refletida numa superfície de metal coberta por rebites está a sombra da cabeça e ombros do fotógrafo, parte da cabeça diagonalmente escondida pelo que poderia ser uma branca cortina.


O centro do show é Carlinhos Brown como Exu, Bahia 1996. Nesta ameaçadora e minimalista imagem , o percussionista e compositor Brasileiro é poderosamente primal e presente. Com o que parece ser uma "armadura" estilizada cobrindo seus ombros e parte superior do seu corpo, o músico, em pé, sua cabeça curvada, seus longos drealocks encobrindo sua face, uma mão em figa à sua frente.


"Mario Cravo Neto: Out of Bahia" está na Witkin Gallery, 415 West Broadway, em SoHo, até 8 de Dezembro.